Parque Nacional Zhangjiajie - China


Zhangjiajie é uma famosa cidade turística recém-desenvolvida localizada no noroeste da Província de Hunan na China. A cidade é famosa mundialmente por sua paisagem intocada e é um dos destinos turísticos mais populares na China.
wutaiNesta região existe o Primeiro Parque Nacional Chinês, Zhangjiajie National Forest Park, criado em 1982 com uma área que abrange 480 km quadrados. Este parque, juntamente com Suoxi Yu Natural Resource Reserve, Tianzi Shan Natural Resource Reserve e Yaozizhai, compõe a Área de Wulingyuan Scenic, que foi designada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1992, um Patrimônio de Herança Natural.

Zhangjiajie National Forest Park tem sido descrito como: majestoso, excêntrico, tranqüilo, delicado, selvagem e único. O parque apresenta muitas montanhas e picos, riachos com águas cristalinas, cachoeiras, fauna e flora abundante, várias cavernas e um clima hospitaleiro. Mais de 97% do parque é coberto com variedades de árvores e outras plantas valiosas, como por exemplo, a Flor da Lagosta (Flor Long Xia) que é uma espécie de flor que pode mudar sua cor cinco vezes em um dia, é única no parque. A grande variedade de plantas no parque ocupa 82% de todas as famílias da flora na província de Hunan. O parque é um tesouro real e serviu como inspiração cênica para o filme “Avatar”.

Há muitos pontos turísticos famosos no Parque Zhangjiajie, como: os Pincéis do Imperador, o Arco Celestial de Tianmen, o Lago Baofeng, a Caverna Huanglong (a maior caverna da Ásia), as colunas Yupi Feng, a Ponte dos Imortais Xianren Qiao, a Cidade Antiga Fênix e muitas belas cachoeiras e riachos. Mas a cena mais atraente em Zhangjiajie são as misteriosas montanhas cobertas de densas florestas virgens. Há 243 picos/pilares, cada um com mais de 1.000 metros de altura, que são muitas vezes envoltos em neblina e garoa. Juntos, os picos formam vários "picos de florestas" que raramente são encontrados em outros lugares. Visitantes que vão até o topo da montanha Tianzi verão muitos picos/pilares reunidos como soldados em uma matriz enorme. Muitas rochas são em forma de animais e fadas e cada uma tem sua própria lenda.

A cidade de Zhangjiajie cobre uma área de 9.600 km quadrados. Tem uma população de 1,5 milhão de hab., dos quais 72,2 por cento pertencem a três principais minorias étnicas: Tujia, Miao e Bai. Muitas culturas folclóricas diferentes convergem nesta região e os visitantes podem experimentar os diversos tipos de vestuário, decoração, dança e música. Em 2006 as Canções de Sangzhi, a dança de Tujia e o artesanato de Tujia foram todos listados no Catálogo de Proteção do Patrimônio Imaterial Cultural Chinês.


A área de Zhangjiajie possui muitos pontos turísticos e locais históricos:

Montanha Tianzi (Tianzi Shan): na parte norte da reserva existe um local que permite avistar um vale arborizado, com dezenas de agulhas rochosas. Existem muitas cavernas subterrâneas por toda a área adjacente. O teleférico da montanha Tianzi tem 2.084 metros de comprimento. Como o teleférico atravessa os picos vertiginosos, os passageiros têm uma visão completa da paisagem espetacular que não pode ser apreciada de outra maneira.



Os Pincéis do Imperador: Na Montanha Tianzi existe uma formação rochosa que leva este nome. Provavelmente é o melhor panorama de Zhangjiajie com uma vista de tirar o fôlego.


Arco Celestial de Tianmenshan: O Arco Celestial fica situado na Montanha Tianmenshan onde existem trilhas para percorrer e observar paisagens lindas e locais magníficos.


Lago Baofeng: o belo Lago Baofeng é um reservatório artificial criado em 1970. O Lago Baofeng tem águas cor de esmeralda e serpenteia ao longo dos desfiladeiros da montanha Bao Feng. Muitas cachoeiras derramam água para dentro do lago, criando cenas pitorescas de água branca contra as paredes do cânion verde. Um verdadeiro tesouro natural.


Cidade Antiga Fênix (Feng Huang Cheng): A cidade antiga Fênix situa-se na fronteira ocidental da província de Hunan, na área de Zhangjiajie, uma área de grande beleza natural onde o céu, montanhas, água e azul predominam. Ao entrar na cidade o visitante ficará impressionado com seu ar de elegância, mistério e simplicidade primitiva. Este é um mundo dominado pela cor verde. As encostas das montanhas são cobertas com folhagem verde, os campos são verdes e até mesmo o Rio Tuo Jiang reflete a vegetação.


Caverna do Dragão Amarelo (Huanglong Dong): a Caverna do Dragão Amarelo tem 11 km e impressiona. Fica na área de Zhangjiajie. É a maior caverna da Ásia e uma das dez mais longas cavernas da China. A caverna contém 13 câmaras, 96 passagens, 3 cachoeiras, 2 rios subterrâneos, 3 piscinas e um lago subterrâneo. Passeios de barco percorrem um rio subterrâneo.


voltar