Hatha Yoga

As aulas de Yoga no EQUILIBRIUS também são de Hatha Yoga, um estilo de Yoga que trabalha os asanas (posturas) com permanência, concentração e auto-observação, tanto nas várias partes do corpo como na respiração e na atividade mental. O Hatha Yoga prepara o corpo para a meditação. O termo Hatha é composto pelas sílabas Ha e Tha. “Ha” significa (Sol) e “Tha” significa (Lua), símbolo dos dois pólos, pelo equilíbrio e integração dos quais o universo se mantém. O pólo positivo e negativo, o órgão e a função, o sim e o não, o solar e o lunar, o masculino e o feminino, a inspiração e a expiração, o amor e a ira, o dia e a noite, o yang e o yin (do taoísmo chinês). Essas forças ou aspectos opostos, quando em equilíbrio gera o cosmo (ordem) e em desequilíbrio gera o caos (desordem).
Através dos ásanas (posturas), obtém-se o controle do corpo e concentração, através dos pranayamas (respiração) obtém-se o controle da energia vital e após a conquista do domínio sobre o prana (energia vital), finalmente obtém-se o controle da mente, tornando o praticante apto a seguir em práticas mais avançadas o que conduzirá uma auto-realização.
Agora falando fisiologicamente, quando afetado energeticamente o sistema nervoso e o endócrino, vitalizando as vísceras e estimulando os tecidos, o Hatha Yoga é um método de medicina natural, de rejuvenescimento e de repouso, proporcionando saúde e resistência ao corpo superando as debilidades físicas e mentais.
O rejuvenescimento geral, o emagrecimento sadio, o embelezamento, o aprimoramento da voz, a maior resistência, um estado permanente de energia e de leveza física são, no plano físico, os primeiros resultados que o praticante nota em si mesmo. Também no plano psíquico progressivamente se vão manifestando serenidade, autoconfiança, equilíbrio emocional, tranqüilidade, clareza mental, resistência a fadiga. A tolerância e paciência substituem a ansiedade, fobias, conflitos e comportamentos neuróticos.

Benefícios do Hatha Yoga

Alguns resultados adquiridos ao praticar os asanas (posturas), junto com os pranayamas (respiração) e total dharana (concentração).
- desenvolve o tônus muscular
- alonga a musculatura devolvendo agilidade ao corpo
- aumenta a força de apreensão (de segurar objetos)
- melhora a coordenação motora
- fortalece o sistema cardiovascular
- melhora o sono
- reduz o estresse
- aumenta o bem estar mental e emocional
- diminuem as dependências psicológicas
- melhora a circulação
- aumenta a resistência física, o equilíbrio e a consciência corporal
- revitaliza o sistema nervoso
- recupera e melhora a flexibilidade da coluna vertebral
- melhora o funcionamento das glândulas endócrinas
- melhora a oxigenação pulmonar
- fortalece o sistema imunológico
- as funções gastro intestinais normalizam
- equilibra a estabilidade das funções do sistema nervoso autônomo
- alivia a fribromialgia
- HDL aumenta e LDL diminui
- a flexibilidade das articulações, dos músculos e dos tendões aumentam
- o alongamento da musculatura contraída desperta sensações de profundo relaxamento
- vivências de harmonia e paz limpam a mente de emoções destrutivas
- aprende a gerenciar os estados emocionais e criar o hábito da serenidade e o controle amoroso
- melhora a liberação das capacidades de concentração e criatividade
- e há uma apreciação mais correta da realidade e a superação dos comportamentos compulsivos.


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