Pode o Tai Chi Chuan retardar o envelhecimento?
Data: 22/09/2014 - Fonte: www.drweilblog.com
Um novo estudo realizado em Taiwan sugere que o antigo sistema de práticas conhecido como Tai Chi Chuan pode retardar o processo de envelhecimento. Os pesquisadores conduziram, durante um ano, um estudo comparativo entre os efeitos desta prática em relação à caminhada rápida e àqueles que não praticam nenhuma forma de exercício, com um grupo de voluntários com idade inferior a 25 anos. O co-autor do estudo – Shinn-Zong Lin - esclareceu que a equipe escolheu voluntários jovens porque “eles têm uma maior capacidade de renovação celular em relação a pessoas mais idosas, e também porque queríamos evitar que doenças crônicas e medicações viessem a ser fatores de interferência.”

Os pesquisadores compararam as células do tipo CD34+ dos três grupos de voluntários e descobriram que no grupo praticante de Tai Chi Chuan estes níveis eram “significantemente mais elevados” do que os do grupo de caminhada rápida. Segundo eles, estas células são importantes marcos de aglomeração para as células-tronco sanguíneas envolvidas no processo de auto-renovação celular, diferenciação e alterações de proliferação – responsáveis pelos efeitos de rejuvenescimento e anti-envelhecimento. Salientaram também que o Tai Chi Chuan é comprovadamente benéfico para pacientes com fibromialgia e doença de Parkinson leve a moderada, citando ainda suas potenciais vantagens na redução de dores, prevenção de quedas, melhora do equilíbrio, aumento da capacidade respiratória, redução da pressão arterial, diminuição do estresse e melhora da qualidade de vida.

Minha opinião? O Tai Chi Chuan é uma forma agradável e prática de estimulação mental e física, e é benéfica para a saúde em geral. Assim como o Yoga, o Tai Chi Chuan é um método eficiente para reduzir o estresse e para relaxar, promovendo flexibilidade, equilíbrio e melhorando a consciência corporal. É tão prazeroso assistir quanto praticá-lo, e pode ser particularmente útil para pessoas mais idosas, já que reduz o risco de lesões decorrentes de quedas. Apesar de certamente possuir potencial para aumentar a longevidade, mais estudos são necessários para que se determine se a prática pode efetivamente reverter os efeitos do envelhecimento.

Fonte: Shinn-Zong Lin et al, “Intervenção com o Tai Chi Chuan aumenta as células progenitoras do tipo CD34+ em adultos jovens. Transplante de células.” 23 (4-5):613-620; 2014.

http://www.drweilblog.com/home/2014/9/22/can-tai-chi-slow-aging.html


19/06/2017 - Ioga, Meditação e Tai Chi Chuan acalmam e revertem alterações do DNA...
22/05/2017 - Tai Chi alivia insônia em mulheres que tiveram câncer de mama...
10/04/2017 - Viagem a CHINA em Março/Abril de 2017...
05/04/2017 - Associação inaugura uma Sede de Treinamento de Tai Chi em Kunming ...
15/12/2016 - EQUILIBRIUS em Primeiro Lugar no TOP OF MIND 2016...
21/11/2016 - Seminário de Tai Chi Chuan com o Mestre Yang Jun em Nov./2016...
14/04/2016 - Tai Chi Chuan supera danos cognitivos da quimioterapia...
29/03/2016 - Tai Chi Chuan faz bem às pessoas com problemas cardíacos...
12/01/2016 - EQUILIBRIUS em Primeiro Lugar no TOP OF MIND 2015...
23/11/2015 - Tai Chi Chuan e dormir bem reduzem inflamações no corpo...

Confira todas as notícias