Acupuntura alivia os sintomas da fibromialgia
Data: 09/06/2011 - Fonte: NaturalNews.com
Natural News – Evidências sugerem que a acupuntura reduz os sintomas da fibromialgia, segundo um estudo da Clínica Mayo.
A fibromialgia é uma doença considerada incapacitante por muitos, e é caracterizada por dor crônica musculoesquelética difusa e sintomas tais como: fadiga, rigidez articular e distúrbios do sono. Nenhuma cura é conhecida e os tratamentos disponíveis são apenas parcialmente eficazes.
O estudo da Clínica Mayo envolveu 50 pacientes com fibromialgia inscritos em um ambiente controlado, randomizado para determinar se a acupuntura melhorou seus sintomas. Os sintomas dos pacientes que receberam acupuntura melhoraram significativamente em relação ao grupo controle, de acordo com o estudo publicado na edição de junho da revista Mayo Clinic Proceedings.
“Os resultados do estudo convenceram que há algo a mais do que o efeito placebo para a acupuntura”, diz David Martin, MD, Ph.D., autor principal do artigo”. Isso reforça uma série de impressões clínicas que esta técnica é útil para os pacientes.
Cada vez mais, os pacientes estão interessados em seguir técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, em conjugação com os seus principais cuidados médicos, segundo relato do Dr. Martin.
O estudo dá credibilidade à crença do paciente de que métodos não tradicionais podem melhorar sua saúde. No julgamento da clínica Mayo, os pacientes que receberam acupuntura para combater os sintomas da fibromialgia relataram melhora no cansaço e ansiedade, entre outros sintomas. A acupuntura foi bem tolerada, com efeitos colaterais mínimos.
O estudo da clínica Mayo é um dos três únicos estudos randomizados e controlados envolvendo pacientes com fibromialgia. Dr. Martin diz que o estudo da Mayo demonstra que a acupuntura é útil, e também comprova que se pode realizar um rigoroso estudo sobre a acupuntura. Futuras pesquisas podem ajudar os médicos a entender que as condições médicas respondem melhor à acupuntura, como aplicá-la para melhorar o alívio dos sintomas, e quanto tempo os pacientes podem ter seus sintomas diminuidos após cada tratamento.
Dr. Martin realizou o estudo na Mayo Clinic de Rochester, com co-autoria de Inês Berger, MD; Christopher Sletten, Ph.D., e Williams Brent.

http://www.naturalnews.com/019917_acupuncture_symptoms_Fibromyalgia.html


04/09/2017 - Informativo CONNECTIONS do Tai Chi Chuan da Família Yang - edição 4...
19/06/2017 - Ioga, Meditação e Tai Chi Chuan acalmam e revertem alterações do DNA...
01/06/2017 - Informativo CONNECTIONS do Tai Chi Chuan da Família Yang - edição 3...
22/05/2017 - Tai Chi alivia insônia em mulheres que tiveram câncer de mama...
10/04/2017 - Viagem a CHINA em Março/Abril de 2017...
05/04/2017 - Associação inaugura uma Sede de Treinamento de Tai Chi em Kunming ...
15/12/2016 - EQUILIBRIUS em Primeiro Lugar no TOP OF MIND 2016...
21/11/2016 - Seminário de Tai Chi Chuan com o Mestre Yang Jun em Nov./2016...
14/04/2016 - Tai Chi Chuan supera danos cognitivos da quimioterapia...
29/03/2016 - Tai Chi Chuan faz bem às pessoas com problemas cardíacos...

Confira todas as notícias