Associação
Sistema de Ranking (Níveis)



Sistema de Ranking (Níveis) para o Estilo Yang de Tai Chi Chuan

Artigo I - Propósito

Esse Sistema de Ranking (Níveis) foi especificamente desenvolvido com o propósito de melhorar a saúde física e mental das pessoas, proporcionar o desenvolvimento do Estilo Yang Tradicional de Tai Chi Chuan, avaliar e elevar o nível técnico, teórico e contribuições dos praticantes do Estilo Yang Tradicional de Tai Chi Chuan e estabelecer um sistema de treino padrão para o Estilo Yang de Tai Chi Chuan.

Artigo II - Nomes dos Níveis

Existem 9 níveis que serão atribuídos de acordo com uma variedade de fatores. O tempo de prática de Tai Chi Chuan, o nível de conhecimento técnico e teórico, níveis de pesquisas, grau de comprometimento dentro dos códigos morais das artes marciais e contribuições feitas para o desenvolvimento do Estilo Yang Tradicional de Tai Chi Chuan, são todos fatores considerados para a avaliação.

Os 9 níveis são os seguintes:

1) Níveis Iniciantes:
- Primeiro Nível (Águia Bronze)
- Segundo Nível (Águia Prata)
- Terceiro Nível (Águia Ouro)

2) Níveis Intermediários:
- Quarto Nível (Tigre Bronze)
- Quinto Nível (Tigre Prata)
- Sexto Nível (Tigre Ouro)

3) Níveis Avançados:
- Sétimo Nível (Dragão Bronze)
- Oitavo Nível (Dragão Prata)
- Novo Nível (Dragão Ouro)

Artigo III - Especificações para cada Nível

Praticantes do Estilo Yang de Tai Chi Chuan com pelo menos um ano de prática, com oito anos de idade ou mais, tendo atingido pelo menos 7.0 pontos no nível técnico da Forma Longa Tradicional e recebido ensinamentos sobre o código moral das Artes Marciais podem entrar no Sistema de Níveis.

A) Níveis Iniciantes

1) Primeiro Nível ( Águia Bronze ): pessoas que tenham praticado o Estilo Yang Tradicional de Tai Chi Chuan por pelo menos um ano depois de ter entrado no Sistema de Níveis, conseguido pelo menos 7.5 pontos no teste da Forma Tradicional 103 movimentos, 7.0 pontos no teste teórico e respeite o código moral das Artes Marciais, podem avançar para o Primeiro Nível.

2) Segundo Nível ( Águia Prata ): pessoas que tenham praticado o Estilo Yang Tradicional de Tai Chi Chuan por pelo menos um ano depois de ter conquistado o Primeiro Nível, conseguido pelo menos 8.0 pontos no teste da Forma Tradicional 103 movimentos, 7.5 pontos no teste teórico e respeite o código moral das Artes Marciais, podem avançar para o Segundo Nível.

3) Terceiro Nível ( Águia Ouro ): pessoas que tenham praticado o Estilo Yang Tradicional de Tai Chi Chuan por pelo menos um ano depois de ter conquistado o Segundo Nível, conseguido pelo menos 8.0 pontos no teste da Forma Tradicional 103 movimentos e no teste da Forma Sabre ou da Forma Espada, 8.0 pontos no teste teórico e respeite o código moral das Artes Marciais, podem avançar para o Terceiro Nível.

B) Níveis Intermediários

1) Quarto Nível ( Tigre Bronze ): pessoas que tenham praticado o Estilo Yang Tradicional de Tai Chi Chuan por pelo menos dois anos depois de ter conquistado o Terceiro Nível. Havendo obtido uma pontuação combinada de pelo menos 34.4 pontos no teste da Forma Tradicional Estilo Yang, Forma 49 Movimentos, Forma Espada e Forma Sabre, tendo obtido pelo menos 8.0 pontos no teste teórico do Quarto Nível e respeitem o código moral das Artes Marciais, podem avançar para o Quarto Nível.

2) Quinto Nível ( Tigre Prata ): pessoas que tenham praticado o Estilo Yang Tradicional de Tai Chi Chuan por pelo menos dois anos depois de ter conquistado o Quarto Nível. Havendo obtido uma pontuação combinada de pelo menos 35.2 pontos no teste da Forma Tradicional Estilo Yang, Forma 49 movimentos, Forma Espada e Forma Sabre, tendo obtido pelo menos 8.5 pontos no teste teórico do Quinto Nivel e respeitem o código moral das Artes Marciais, podem avançar para o Quinto Nível.

3) Sexto Nível ( Tigre Ouro ): pessoas que tenham praticado o Estilo Yang Tradicional de Tai Chi Chuan por pelo menos dois anos depois de ter conquistado o Quinto Nível. Havendo obtido uma pontuação combinada de pelo menos 36.0 pontos no teste da Forma Tradicional do Estilo Yang, Forma 49 movimentos, Forma Espada e Forma Sabre, tendo obtido pelo menos 9.0 pontos no teste teórico do Sexto Nível e respeitem o código moral das Artes Marciais, podem avançar para o Sexto Nível.

C) Níveis Avançados

1) Sétimo Nível ( Dragão Bronze ): pessoas que tenham praticado o Estilo Yang Tradicional de Tai Chi Chuan por pelo menos seis anos depois de ter conquistado o Sexto Nível. Pessoas que tenham conseguido um certo nível de sucesso em seu trabalho, pesquisado e escrito sobre as teorias das artes marciais e que tenham um alto grau de virtude dentro das artes marciais podem solicitar o avanço para o Sétimo Nível.

2) Oitavo Nível ( Dragão Prata ): pessoas que tenham praticado o Estilo Yang Tradicional de Tai Chi Chuan por pelo menos seis anos depois de ter conquistado o Sétimo Nível. Pessoas que tenham conseguido um certo nível de sucesso em seu trabalho, pesquisado e escrito sobre as teorias das artes marciais e que tenham contribuído de forma significativa para o desenvolvimento do Estilo Yang Tradicional de Tai Chi Chuan e que tenham um alto grau de virtude dentro das Artes Marciais, podem solicitar o avanço para o Oitavo Nível.

3) Novo Nível ( Dragão Ouro ): depois de haver atingido o Oitavo Nível, pessoas que tenham conseguido um grande sucesso com o trabalho, pesquisado e escrito sobre a teoria das artes Marciais, e que tenham contribuído grandemente para o desenvolvimento do Estilo Yang Tradicional de Tai Chi Chuan, e cuja influência é grande e que tenham um alto grau de virtude dentro das Artes Marciais, podem solicitar o avanço para o Novo Nível.

4) Pessoas famosas que contribuíram grandemente para o desenvolvimento do Estilo Yang Tradicional de Tai Chi Chuan podem receber um Nível Superior Honorário em acordo a deliberação da Associação Internacional.

Artigo IV - Método de Testes, Pontuação e Pedido de Avanços

A) As pessoas que respeitam o código moral das artes marciais, que amem as artes marciais, tenham um certo nível de habilidade técnica e conhecimento da teoria do Tai Chi Chuan, podem solicitar um Rank (Graduação). Apenas os Comitês oficiais aos quais se deram os direitos do ranking pela Associação Internacional do Estilo Yang de Tai Chi Chuan, podem organizar os exames para ranking.
B) Cada Centro Yang Chengfu vai organizar testes para os rankings uma vez por ano, para seus alunos, testando Primeiro, Segundo e Terceiro níveis. O resultado satisfatório das requisições será enviado à Associação Internacional de Tai Chi Chuan para a oficialização do rank solicitado.
C) Comitês de nível Continental podem organizar testes para os níveis Quarto, Quinto e Sexto. Os resultados satisfatórios serão enviados à Associação Internacional de Tai Chi Chuan para a oficialização do rank solicitado.
D) O Comitê Internacional de Ranking vai organizar de tempos em tempos, a adjudicação dos níveis sétimo, oitavo e nono. As solicitações satisfatórias serão atribuidas nos ranks apropriados.
E) O método para os testes vai incluir competições organizadas pela Associação Internacional do Estilo Yang de Tai Chi Chuan e testes e avaliações para os níveis.

Artigo V - Certificados, Vestimentas e Insígnias

A) Certificado: A Associação Internacional do Estilo Yang de Tai Chi Chuan vai produzir Certificados padrões.
B) Vestimentas: A Associação Internacional do Estilo Yang de Tai Chi Chuan vai produzir as vestimentas padronizadas.
C) Insígnias: A Associação Internacional do Estilo Yang de Tai Chi Chuan vai produzir as insígnias padronizadas para cada um dos níveis





Método, Padrão e Pontuação do Comitê de Ranking

Artigo 1 - Padrão de pontuação para as Formas de mão, Espada e Sabre
A pontuação total para cada forma é de 10 pontos. As reduções e pontuações são como segue.


1) Pontuação padrão para a Forma do Tai Chi Chuan:

a) A padronização dos movimentos vale 6 pontos.
Toda a forma de mão, postura em pé na técnica da forma, pé, posição e movimento do tronco e manutenção do equilíbrio no chute em desacordo com o padrão, resultarão uma redução de 0,05 para pequenos erros; 0,1 para erros significativos, e 0,2 para erros sérios. Reduções totais para ocorrências múltiplas do mesmo engano não excederão 0,3 pontos.

b) Aplicação e coordenação valem 2 pontos:
Candidatos que usam de forma apropriada a energia do Tai Chi e os pontos de energia, mantendo as mãos, olhos, movimento do corpo e pés conectados receberão pontuação total. Divergência leve das exigências resultará em uma redução de 0.1 a 0.5 pontos; divergência significativa resultará em uma redução de 0.6 a 1.0 ponto; divergência séria resultará em uma redução de 1.1 a 1.2 pontos.

c) Espírito, concentração, velocidade e estilo valem 2 pontos:
Candidatos com expressão natural, concentração efetiva, velocidade apropriada e estilo conforme o padrão receberão pontuação total. Divergência leve das exigências resultará em uma redução de 0,1 a 0,5 pontos; divergência significativa resultará em uma redução de 0,6 a 1,0 ponto; divergência séria resultará em uma redução de 1,1 a 1,2 pontos.

2) Pontuação padrão para a Forma Espada Tai Chi:

a) A padronização dos movimentos vale 6 pontos:
Toda a postura de mão, posição em pé com a espada, passos, chutes, posição e movimento do tronco, salto e não manutenção do equilíbrio conforme as exigências padrões, resultarão em uma redução de 0,05 pontos para cada engano leve; 0,1 ponto para cada engano significativo, 0,2 pontos para cada engano sério. O final das posturas serão usados como padrão. Deduções totais para um único movimento não excederão 0.2 pontos. Reduções totais para ocorrências múltiplas do mesmo engano não excederão 0.3 pontos.

b) Aplicação e coordenação valem 2 pontos:
Praticantes que usam a energia do Tai Chi, os pontos de energia de forma apropriada e executam a forma continuamente com mãos, olhos, movimento do corpo e passos conectados receberão pontuação integral. Divergência leve das exigências resultará em uma redução de 0.1 a 0.5 pontos; divergência significativa resultará em uma redução de 0.6 a 1.0 pontos; divergência séria resultará em uma redução de 1.1 a 1.2 pontos.

c) Espírito, concentração, velocidade e estilo valem 2 pontos:
Praticantes com expressão natural, concentração efetiva, velocidade apropriada e estilo conforme as exigências receberão pontuação integral. Divergência leve das exigências resultará em uma redução de 0.1 a 0.5 pontos; divergência significativa resultará em uma redução de 0.6 a 1.0 pontos; divergência séria terá uma redução de 1.1 a 1.2 pontos.

3) Pontuação padrão para a Forma Sabre Tai Chi:

a) A padronização dos movimentos vale 6 pontos:
Toda a postura de mão, posição em pé com o sabre, passos, chutes, posição e movimento do tronco, salto e falta de manutenção do equilíbrio conforme as exigências padrões, resultarão em uma redução de 0,05 pontos para cada engano leve; 0,1 ponto para cada engano significativo, 0,2 pontos para cada engano sério. O final das posturas serão usados como padrão. Reduções totais para um único movimento não excederão 0.2 pontos. Reduções totais para ocorrências múltiplas do mesmo engano não excederão 0.3 pontos.

b) Aplicação e Coordenação valem 2 pontos:
Praticantes que usam a energia do Tai Chi e os pontos de energia de forma apropriada, executam a forma continuamente com mãos, olhos, movimento do corpo e passos conectados receberão pontuação integral. Divergência leve das exigências resultará em uma redução de 0.1 a 0.5 pontos; divergência significativa resultará em uma redução de 0.6 a 1.0 pontos; divergência séria resultará em uma redução de 1.1 a 1.2 pontos.

c) Espírito, concentração, velocidade e estilo valem 2 pontos:
Praticantes com expressão natural, concentração efetiva, velocidade apropriada e estilo conforme as exigências receberão pontuação integral. Desvio leve das exigências resultará em uma redução de 0.1 a 0.5 pontos; divergência significativa resultará em uma redução de 0.6 a 1.0 pontos; divergência séria terá uma redução de 1.1 a 1.2 pontos.

Artigo II - Redução padrão para outros erros

São considerados pelo Comitê de Avaliação 5 tipos de erros na redução dos pontos:

1) Não completar a forma:
Candidatos que não completam a forma ficam sem pontuação.

2) Esquecimento:
Cada ocorrência de esquecimento, de acordo com o grau, resultará em uma redução de 0.1 a 0.3 pontos.

3) Prejuízo do movimento pela arma ou vestimenta:
Os fios do cordão da espada enrolam ao redor de qualquer parte do corpo e influenciam os movimentos. Os fios do cordão da espada, seda do sabre ou artigos do uniforme tocam o solo. Botões da roupa se abrem ou a arma utilizada toca o solo ou o corpo do praticante. Outros erros semelhantes resultarão em uma redução de 0.1 a 0.2 pontos.

4) Cair no chão, entortar a arma ou sofrer fraturas:
Caso a arma dobre ou entorte resultará em uma redução de 0.1 a 0.3 pontos. Se a arma quebrar a redução será de 0.4 pontos. Haverá uma redução de 0.4 pontos cada vez que o praticante deixar a arma cair no chão.

5) Perda do equilíbrio:
Cada vez que o corpo balançar haverá uma redução de 0.1 ponto. Toda ocorrência onde a perna de apoio para manter o equilíbrio estiver sem peso resultará uma redução de 0.2 pontos e 0.3 pontos em erros seguidos. Cada queda no solo terá uma redução de 0.3 pontos.

Os próximos 6 tipos de enganos serão considerados de acordo com a posição do Presidente do Comitê.

6) Abertura e posturas finais:
Aberturas e posturas finais fora da direção padrão resultarão em uma redução de 0.1 ponto.

7) Repetição da forma:
a) Caso o praticante interrompa sua performance com alguma razão subjetiva, mediante aprovação do Presidente do Comitê, o candidato poderá realizar novamente a forma sem sofrer redução de pontos.
b) Ao interromper a apresentação, mediante esquecimento, engano, perda do anel da arma, etc., o praticante poderá reiniciar de onde parou com uma redução de 1 ponto.
c) Se o praticante sofrer de algum mal estar e ficar impossibilitado de continuar sua apresentação, o Presidente do Comitê terá o direito de interromper a apresentação. Se depois de receber ajuda adequada o praticante puder continuar, este será colocado na última posição da fila para se apresentar com uma redução de 1 ponto. Caso o candidato já seja a última pessoa poderá ser o primeiro na próxima forma avaliada. Caso o praticante não possa continuar sua apresentação em função de saúde ou ferimento, dentro do tempo estabelecido, ele ou ela terá que se retirar.

8) Número de movimentos:
Para cada movimento extra ou ausente resultará uma redução de 0.3 pontos.

9) Direção dos movimentos:
Todo movimento que varia de padrão em mais de 45 graus resultará numa redução de 0.1 pontos.

10) Seqüência dos movimentos:
Movimentos fora da seqüência correta sofrerão uma redução de 0.1 a 0.3 pontos.

11) Armas e Vestimenta:
Armas e uniforme fora do regulamento resultarão no cancelamento das pontuações (este item pode ser interpretado liberalmente).

Artigo III - Procedimentos para a pontuação

1) Comitê avaliador:
O Comitê irá, de acordo com o nível de habilidade demonstrado pelo candidato, pontuar o praticante em acordo aos padrões estabelecidos partindo da pontuação cheia. A pontuação será estabelecida usando dois lugares decimais com o último dígito em 0 ou 5.

2) Determinação da média da pontuação:
a) Comitê com 5 sócios:
Serão excluídas as pontuações mais alta e mais baixa, realizando-se a média das três pontuações restantes do praticante.
b) Comitê com 4 sócios:
Serão excluídas as pontuações mais alta e mais baixa, realizando-se a média das duas pontuações restantes do praticante.
c) Comitê com 3 sócios:
As pontuações mais alta e mais baixa serão excluídas, a pontuação restante determinará os pontos do praticante.
d) As pontuações do praticante serão arredondadas para cima quando terminadas em 5 ou mais e para baixo quando encerradas em 4 ou menos.

3) Determinação da pontuação final:
a) O Presidente do Comitê de Ranking reduzirá a pontuação final do candidato em função de erros descritos no artigo II itens de 6 a 11.
b) O Presidente do Comitê de Ranking exibirá a pontuação final apropriada para o candidato.


Para obter mais informações sobre o Sistema de Ranking, envie um e-mail para: taichichuan@taichichuan.com.br