zhenduo Mestre Yang Zhenduo


Mestre Yang Zhenduo nasceu em Pequim, na China Continental em 1926. É bisneto de Yang Luchan, o criador do estilo Yang de Tai Chi Chuan. Seu avô Yang Bai-hou (Jianhou) é a segunda geração da linhagem de transmissão do Estilo Yang. Seu pai Yang Chengfu é a terceira geração na linhagem de transmissão do Estilo Yang; foi quem estabeleceu as posturas de Tai Chi Chuan que perduram até hoje. Yang Zhenduo é o terceiro filho de Yang Chengfu, a quarta geração na linhagem de transmissão do Estilo Yang de Tai Chi.
Mestre Yang Zhenduo estudou diligentemente deste tenra idade com seu pai e com seu irmão mais velho. Não apenas praticou duro, mas também tinha interesse em pesquisar e melhorar suas técnicas e se esforçou muito para compreender os conceitos mais avançados do Tai Chi. O resultado disto foi o desenvolvimento de uma técnica muito depurada. Além disso, Mestre Yang Zhenduo desenvolveu uma paciência e boa vontade para com seus alunos semelhante à de seu pai, e assim, é grandemente procurado por muitos que querem receber seus conhecimentos.
zhenduo1Em 1960 mudou-se para a cidade de Taiyuan na Província de Shanxi, na República Popular da China, e auxiliado por muitas pessoas tem difundido o Tai Chi Chuan do Estilo Yang de província em província, em vilas, fábricas, escolas e praças, através da China toda. Seu conhecimento atingiu outros países e durante estes últimos 40 anos Mestre Yang Zhenduo tem trabalhado duro para manter o nível de suas instruções e sempre desenvolvê-las. Aos 83 anos (2009) é incansável e um grande exemplo a ser seguido por todos. Só na Província de Shanxi, onde reside atualmente, conta com 70 centros de difusão do Tai Chi Chuan tradicional e cada centro possui por volta de 1000 alunos. Sem contar com os centros na Europa, Estados Unidos, Canadá, Brasil e outros países que já contam com muitos adeptos do Tai Chi Chuan da Família Yang.

Mestre Yang Zhenduo hoje é Presidente da Associação Internacional de Tai Chi Chuan Estilo Yang, membro do Clube Profissional da Associação Chinesa de Wu Shu, membro do Quartel General de Esportes de Shanxi, Vice-Presidente da Associação de Wu Shu de Shanxi, professor de honra da Academia Chinesa de Tai Chi de Yongnian e Presidente de muitas outras Associações na China e no estrangeiro. Desde 1985 tem ido aos EUA para oferecer Seminários além da Europa, Canadá e Brasil. Recebeu muitos prêmios, medalhas e títulos de honra na China e fora dela. Sua dedicação ao ensino da arte é integral, viajando durante o ano todo, encontrando os diversos grupos dentro e fora da China, organizando encontros, seminários, campeonatos, instruções, livros, vídeos e outros.

De acordo com as instruções do Mestre Yang Zhenduo, os princípios mais importantes do Tai Chi Chuan, devem ser sempre preservados e o trabalho milimétrico com a atenção nos movimentos, tem importância fundamental para que os princípios sejam compreendidos pelos praticantes. Ele diz: "Atualmente existem muitas pessoas praticando Tai Chi Chuan pelo mundo todo, mas muito poucos respeitam os princípios, o que lhes impede de colherem os resultados mais elevados em sua prática". "Os princípios deixados por meu pai, Yang Chengfu, são o coração do Tai Chi Chuan, devem ser estudados e praticados cuidadosamente, com consciência, atenção e dedicação, para que a arte não se deturpe e perca o seu grande valor tanto externo, melhorando a saúde das pessoas, como interno, na formação do caráter dos indivíduos da sociedade atual". Através das práticas os benefícios obtidos pelos praticantes tem sido grandiosos, principalmente no que diz respeito à cura de enfermidades de todos os tipos.
O empenho do Mestre Yang Zhenduo atualmente está em preservar e difundir a prática do Tai Chi Chuan tradicional, junto com seu neto Mestre Yang Jun, para que um maior número de pessoas possa usufruir dos benefícios desta arte.


voltar