Associação Estilo Yang Tradicional
de Tai Chi Chuan


O Estilo Yang de Tai Chi Chuan foi criado por Yang Luchan (1799-1872) que aprendeu com Chen Changxing, 14a. geração da Família Chen (1771-1853). Yang Luchan praticava artes marciais e tinha muita habilidade e persistência para aprender e aperfeiçoar suas técnicas.

Na época em que Yang Luchan tomou contato com o Tai Chi Chuan da família Chen a característica da arte era voltada para os aspectos marciais, com muitas explosões de energia (fa jing) e altos e baixos na forma. Quando Yang Luchan saiu do seio da família Chen foi desafiado por muitos praticantes de outras artes e suas performances nas lutas eram tão excelentes que recebeu o apelido de "O INVENCÍVEL YANG!". Foi inclusive convidado a ensinar na corte do imperador da época sendo treinador da Guarda Imperial da Dinastia Qing. Percebendo que muitos tinham dificuldades em acompanhar os treinos árduos e que inclusive os parentes do Imperador tinham a saúde muito fraca, e que através dos treinos os soldados feridos se recuperavam mais rapidamente, compreendeu os benefícios que o Tai Chi Chuan trazia para a saúde e foi modificando gradualmente as formas para adaptar as necessidades dos praticantes, tornando o Tai Chi mais acessível. Estas mudanças graduais tiveram grande influência nas próximas gerações de mestres de Tai Chi Chuan. A forma que Yang Luchan desenvolveu, ficou conhecida como a "Velha Forma".
O Tai Chi Chuan da Família Yang nasce então no condado de Yongnian na província de Hebei na China Continental, por volta do ano 1830. O nome regional para o local de nascimento da Arte, era cidade de Guangfu, Condado de Guangpin na Província de Hebei.

chenyang
Chen Changxing oferecendo os segredos do Tai Chi a Yang Luchan.
Imagem do Museu de Chenjiagou, província de Henan.


mestresYang Luchan teve 3 filhos: Yang Qi (Feng Hou), Yang You (Bao Hou) e Yang Jian (Jian Hou).
O primeiro filho de Yang Luchan, faleceu cedo. O segundo filho, Yang You, conhecido como Bao Hou, era um homem extremamente versado nas técnicas do Tai Chi, mas por seu caráter duro, não teve muitos discípulos. Foi respeitado grandemente por suas habilidades com lança.
Foi Yang Bao Hou que desenvolveu a chamada "Forma Curta", que mais tarde foi aprimorada por seu sobrinho Yang Sao Hou, que apesar de filho de Jian Hou, tinha grande afinidade com a forma mais feroz de Bao Hou.

O terceiro filho de Yang Luchan, Yang Jian Hou, tinha um caráter mais amoroso e teve muitos discípulos. Era versado em diversas técnicas excelentes como sabre, espada, lança e outras armas. E, quanto a forma de Tai Chi Chuan, foi Yang Jian Hou que baseado na "Velha Forma", desenvolveu a "Forma Média" do Tai Chi Chuan. Conta a história que Yang Jian Hou sonhou com a própria morte e então, preparou-se, despediu-se de toda a família e permaneceu sorrindo até o seu último suspiro.

Yang Jian Hou, teve três filhos: Zhao Xiong, Zhao Yuan (que faleceu cedo) e Zhao Qing (Cheng Fu). O primeiro filho Zhao Xiong, fiou conhecido como o Mister Big, por suas habilidades especiais em defender os fracos e foi teve muita afinidade com as técnicas de seu tio Bao Hou, inclusive desenvolvendo de forma mais depurada a "Forma Curta", com explosões, mudanças de velocidade e altura, além da emissão de sons. Uma forma bastante voltada para o aspecto marcial do Tai Chi Chuan.

Yang Zhou Qing, o terceiro filho de Jian Hou, ganhou o apelido de Yang Cheng Fu e desde cedo praticou arduamente todas as técnicas da família Yang. Por seu caráter aberto e amoroso, teve muitos discípulos e foi chamado a oferecer instruções por toda a China. Durante seus anos de estudos, aprofundou a "Forma Média" de seu pai, e realizando mudanças estruturais para que a forma pudesse ser aprendida por qualquer pessoa, desenvolveu a "Forma Longa" de Tai Chi Chuan, com suas características atuais, com movimentos suaves, amplos, executados numa velocidade constante. Esta forma pode ser praticada nas alturas baixo, média ou alta, de acordo com as possibilidades e habilidades de cada praticante e ainda guarda todas as técnicas de aplicações marciais que podem ser vistas na medida em que é praticada, além de ser uma forma que fortalece completamente o corpo de seus praticantes, especialmente estimulando ossos, músculos, tendões, ligamentos e promovendo uma massagem de todos os órgãos internos. Foi Yang Cheng Fu que viajou por toda a China, divulgando e ensinando o Tai Chi Chuan da Família Yang e teve milhares de discípulos.

Yang Cheng Fu teve três filhos e um deles é Yang Zhenduo, nosso Mestre atual. Foi Yang Cheng Fu que através de seus estudos e práticas, nos deixou os 10 Princípios Importantes do Tai Chi Chuan, que atualmente tem sido utilizados por praticantes de todos os estilos da arte, como uma guia para o desenvolvimento constante das suas técnicas. Na medida em que os anos passam todos os praticantes sinceros percebem, que estes dez pontos importantes, vão se tornando claros e que se não fizerem parte de nossa prática diária do Tai Chi Chuan, não conseguimos evoluir e não bebemos dos grandes benefícios que esta arte maravilhosa nos brinda:

O Estilo Yang é simples, elegante e de fácil aprendizagem, usando a força interna. Apropriado para pessoas de todas as idades e condições de saúde, tornou-se o estilo mais popular de Tai Chi Chuan em todo o mundo. Os movimentos fluem continuamente mantendo uma velocidade constante, sendo suaves, imponentes, circulares e equilibrados. A postura corporal é equilibrada e centralizada, expressando uma aparência majestosa e graciosa.

Existem naturalmente muitas variações de estilos como resultado das diferentes abordagens dos professores e mestres. Devido a estas variações, o atual Mestre do Estilo Yang Tradicional, Mestre Yang Zhenduo (bisneto de Yang Luchan) e seu neto Mestre Yang Jun, vem trabalhando para preservar os princípios mais importantes do Tai Chi Chuan que são o coração do Tai Chi. Ele diz que estes princípios devem ser estudados e praticados cuidadosamente, com consciência, atenção e dedicação, para que a arte não se deturpe e perca o seu grande valor tanto externo, melhorando a saúde das pessoas, como interno, na formação do caráter e desenvolvimento interno e espiritual, dos indivíduos da sociedade atual.


Árvore Genealógica dos Mestres mais
importantes da Família Yang

yluchan
Yang Luchan (1799-1872)
criador do Estilo Yang
|
|
yjianhou
Yang Jianhou (1839-1917)
2a geração
|
|
ychengfu
Yang Chengfu (1883-1936)
3a geração
|
|
yzhenduo
Yang Zhenduo (1926 - Mestre atual)
4a geração
|
|
yangjun3
Yang Jun (1968 - Mestre atual)
6a geração


 

  voltar