imagem3 Estórias, Frases e
Ditados Chineses


O Bambú Chinês

Depois de plantada a semente deste incrível arbusto não se vê nada por proximadamente 5 anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo.
Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas... uma maciça e fibrosa estrutura de raiz que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída.
Então, no final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros.

Um escritor de nome Covey escreveu:
"Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5.º ano chegará, e com ele virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava...
O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos e de nossos sonhos... Procure cultivar sempre dois bons hábitos em sua vida: a Persistência e a Paciência, pois você merece alcançar todos os seus sonhos ! "


A Barca Vazia

"Imaginai uma barca quadrada que atravessa um rio. Uma barca vazia choca-se com ela e seus marinheiros perguntam-se:
- O que foi isso? Ora, realmente nada, apenas uma barca vazia!
Mas, se houver um homem na barca, eles, homens de espírito egoísta e mesquinho, o insultarão e gritarão para que recolha a barca. Se esse homem não os ouvir, na segunda vez poderão surrá-lo ou mesmo matá-lo.
Em resumo, uma barca vazia não excita a cólera; ela só a provoca quando está ocupada.
Dessa forma, quem poderá fazer mal a quem tiver se esvaziado de seu EU?"
Chuang Tzu


O Galo de Briga

"Ki Siao-Tzu adestrava um galo de briga para o rei de Tcheou.
Dez dias depois, o rei pergunta:
- O galo está pronto para a briga?
O outro responde:
- Ainda não, ele é vaidoso e arrogante.
Dez dias se passam, o rei repete a pergunta e o outro lhe diz:
-Ainda não, ele reage a cada sombra ou ruído, a cada provocação.
Depois de mais dez dias, o rei ainda insiste na pergunta.
- Nada ainda. Ele ainda tem o olhar muito irritado e um ar de triunfo.
Passa-se um novo período e o rei, reiterando seu interesse em saber se o galo estava pronto para a briga, recebe a seguinte resposta de Ki Siao-Tzu:
- Ele está quase pronto! Quando os outros galos cantam, isso não o incomoda em nada. Quando se olha para ele, parece que se vê um galo de madeira. Sua força interior ( Chi ) é perfeita.
Os outros galos não ousavam aproximar-se dele. Ao contrário, desviavam-se e afastavam-se dele."
Lieh Tzu


O Espírito do Outro

Um monge foi atirado sete vezes na prisão. Após cada libertação recomeçava a roubar e, logo, se deixava prender; dessa maneira era-lhe possível ensinar os prisioneiros, todos os quais receberam as ordens monacais.
O grande monge, que se chamava Shinhyo, continuou assim o seu jogo, até que os guardas, comovidos e perturbados, libertaram os prisioneiros e seu mestre.
O que ministra um ensinamento verdadeiro deve compreender o espírito do outro.


Crescimento em Grupo

"Um membro de um determinado grupo, sem nenhum aviso deixou de participar.
Após algumas semanas, o mestre do grupo decidiu visitá-lo. Era uma noite muito fria. O mestre encontrou o homem em casa sozinho, sentado diante de um brilhante fogo.
Supondo a razão para a visita, o homem saudou-lhe, conduziu-lhe a uma grande cadeira perto da lareira e ficou quieto esperando.
O mestre se fez confortável mas não disse nada. No silêncio sério, contemplou a dança das chamas em torno da lenha ardente. Após alguns minutos, o mestre examinou as brasas, cuidadosamente apanhou uma brasa ardente e deixou-a de lado. Então voltou a sentar-se e permaneceu silencioso e imóvel.
O anfitrião prestou atenção a tudo, fascinado e quieto.
Então foi-se diminuiu a chama da solitária brasa, houve um brilho momentâneo e seu fogo apagou de vez. Logo estava frio e morto.
Nenhuma palavra tinha sido dita desde o cumprimento inicial.
O mestre antes de se preparar para sair, recolheu a brasa fria e inoperante e colocou-a de volta no meio do fogo. Imediatamente começou a incandescer uma vez mais com a luz e o calor dos carvões ardentes em torno dela.
Quando o mestre alcançou a porta para partir, seu anfitrião disse:
- Obrigado tanto por sua visita quanto pelo sermão. Eu estou voltando ao convívio do grupo."


Impermanência

"Havia, certa vez, um rei sábio e bom, que já se encontrava no fim de sua vida. Certo dia, pressentindo a chegada da morte, chamou seu único filho, que o sucederia no trono, tirou do dedo um anel e deu-o a ele dizendo:
- Meu filho, quando fores rei, leva sempre contigo este anel. Nele há uma inscrição. Quando estiveres vivendo situações extremas de glória ou de dor, tira-o e lê o que há nele.
E o rei morreu, e seu filho passou a reinar em seu lugar, sempre usando o anel que o pai lhe deixara.
Passado algum tempo, surgiram conflitos com um reino vizinho, que acabaram culminando numa terrível guerra. O jovem rei, à frente do seu exército, partiu para enfrentar o inimigo. No auge da batalha, seus companheiros lutavam bravamente.
Mortos, feridos, tristeza, dor... O rei lembra-se do anel, tira-o e lê a inscrição:
ISTO TAMBÉM PASSARÁ.
E ele continua a luta. Perde batalhas, vence outras tantas, mas ao final, sai vitorioso.
Retorna, então, ao seu reino e, coberto de glória, entra em triunfo na cidade. O povo o aclama. Neste momento ele se lembra do seu velho e sábio pai. Tira o anel e lê:
ISTO TAMBÉM PASSARÁ"


Superando a Raiva

Há muito tempo atrás existiu um samurai que dedicou boa parte da sua vida a procurar o assassino de seu mestre para vingar a sua morte. Um dia ele o encontrou, sacou sua espada e se aproximou para matá-lo. O assassino, vendo que ia morrer cuspiu na cara do samurai e começou a xingá-lo. O samurai então guardou a katana, deu as costas e foi embora.
Quando interrogado sobre o porque da sua atitude o samurai respondeu que não se deve lutar impulsionado pela raiva...


Certo e Errado

Quando Bankei realizava semanas de retiro de meditação, estudantes de muitas partes do Japão compareciam. Durante um desses encontros um estudante foi pego de surpresa roubando. O assunto foi relatado a Bankei com a solicitação de que o estudante fosse expulso. Bankei ignorou o caso. Mais tarde o estudante foi pego em um ato semelhante, e mais uma vez Bankei desconsiderou a questão. Isto irritou os outros estudantes, que redigiram uma petição pedindo o afastamento do ladrão, afirmando que caso contrário eles iriam embora do grupo. Quando Bankei leu o pedido, convocou todos para comparecer à sua presença.
- Vocês são sábios - disse ele - Vocês sabem o que é certo e o que é errado. Vocês podem ir para algum outro lugar para estudar se quiserem, mas este pobre irmão não sabe nem mesmo distinguir o certo do errado. Quem lhe ensinará se eu não o fizer ? Vou mantê-lo aqui mesmo, que todos vocês partam.
Uma torrente de lágrimas limpou o rosto do irmão que tinha roubado. Todo o desejo de roubar havia desaparecido.


O Samurai Idoso

Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que adorava ensinar sua filosofia para os jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda que ele ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.
Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação: esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para reparar os erros cometidos contra-atacava com velocidade fulminante.
O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. E, conhecendo a reputação do velho samurai, estava ali para derrotá-lo, aumentando sua fama de vencedor.
Todos os estudantes manifestaram-se contra a idéia, mas o velho aceitou o desafio. Foram todos para a praça da cidade, e o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos conhecidos - ofendeu inclusive seus ancestrais.
Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho mestre permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo- se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou- se.
Desapontados pelo fato do mestre ter aceito tantos insultos e provocações, os alunos perguntaram:
- Como o senhor pode suportar tanta indignidade ? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que podia perder a luta, ao invés de mostrar-se covarde diante de todos nós?
- Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente ? - perguntou o velho samurai ?
- A quem tentou entregá-lo - respondeu um dos discípulos.
- O mesmo vale para a inveja, a raiva, e os insultos - disse o mestre - Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carrega consigo.


Velho Sábio

Um velho sábio chinês estava caminhando por um campo de neve, quando viu uma mulher chorando.
- Por que choras ? - perguntou
- Porque me lembro do passado, da minha juventude, da beleza que via no espelho, dos homens que amei. Deus foi cruel comigo porque me deu memória. Ele sabia que eu ia sempre recordar a primavera de minha vida e chorar.
O sábio ficou contemplando o campo de neve, com o olhar fixo em determinado ponto.
- O que estás vendo aí ? - perguntou a mulher ao sábio.
- Um campo de rosas, disse ele. Deus foi generoso comigo porque me deu memória. Ele sabia que, no inverno, eu poderia sempre recordar a primavera e sorrir.


FRASES e DITADOS CHINESES

"A pessoa sensata controla o seu gênio e a sua grandeza é perdoar quem a ofende"

"Nada é mais perigoso que um bom conselho acompanhado de um mau exemplo"

"As opiniões fundadas em preconceitos são sempre sustentadas com a agressão”

"Um conservador é um homem com duas pernas perfeitamente boas que nunca aprendeu a caminhar"

"Sempre dizem que o tempo muda as coisas, mas quem tem que mudá-las é você"

“Os milagres não acontecem em contradição com a natureza, mas só em contradição com o que sabemos da natureza”

"O que mais desespera não é o impossível, porém o possível não alcançado”

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar"

"A tristeza pode sempre sobrevoar a sua cabeça, mas nunca a deixe fazer um ninho"

"A mente tem o passo ligeiro, mas o coração vai mais longe”

"O maior adversário não é o oponente e sim nós mesmos !"

"A inteligência é o farol que nos guia, mas é a vontade que nos faz caminhar"

"Se seus sonhos estiverem nas nuvens, não se preocupe, pois eles estão no lugar certo; agora construa os alicerces"

"Vencer não é competir com o outro. É derrotar os seus inimigos interiores. É a própria realização do ser."

"Se a tranquilidade da água permite refletir as coisas, o que não poderá a tranquilidade do espírito?"
Chuang Tzu

Milhares de rios desaguam no mar, mas o mar nunca está cheio.
Mesmo que o homem pudesse transformar pedra em ouro,
ainda assim seu coração jamais seria satisfeito.
ditado popular

Um momento de paciência pode evitar um grande desastre.
Um momento de impaciência pode arruinar toda uma vida.
ditado popular

O homem tem três caminhos para agir sabiamente:
o primeiro, a meditação, é o mais nobre;
o segundo é a imitação, o caminho mais fácil;
o terceiro é a experiência - esse é o mais amargo.
Confúcio

Mesmo que meu alimento seja simples e meu estilo de vida austero,
ainda assim encontro neles prazer. Riquezas e posição, obtidas injustamente,
são para mim como nuvens que flutuam.
Confúcio

Na mesma medida em que você não pode perdoar o próximo
por ser diferente, você está distante da sabedoria.
ditado popular

Aquele que acumula muitos tesouros tem muito a perder.
Lao Tzu

Ter o suficiente é felicidade; ter demais é prejudicial.
Isto é verdadeiro para todas as coisas, mas especialmente para o dinheiro.
Lao Tzu

Melhor acender uma vela do que reclamar da escuridão.
ditado popular

Servir aos poderosos é como dormir com um tigre.
ditado popular

É fácil repelir uma lança que se pode ver, difícil é
defender-se de uma flecha que parte do oculto.
ditado popular

A pessoa que não sorri jamais deveria abrir uma loja.
ditado popular

Se o seu cavalo morrer, você terá que andar.
ditado popular

Os ratos conhecem o caminho dos ratos.
ditado popular

Melhor ficar sem livros do que acreditar em tudo que eles falam.
ditado popular

Cuidado com a pessoa que tem a boca de Buda, mas tem o coração da serpente.
ditado popular


 voltar