Bolas de Ferro Chinesas


bolaferroAs bolas de ferro chinesas surgiram em Baoding, uma cidade de história milenar da China. A criação da bola de ferro data da dinastia Song (960-1127 dC), usada na época como um dos componentes da arte marcial Budista. Na dinastia Ming (1368-1644 dC) um artesão de armas que vivia em Guan Shi-Qiao, guiado por um sonho celestial, criou duas bolas de ferro, para uso conjunto, baseado no conceito do yin-yang, surgindo assim as bolas: "uma que fala como o dragão e outra que canta como a fênix." Ansioso ao escutar falar dessa criação, o imperador contratou esse artesão de armas para servir à família imperial, produzindo as bolas de ferro somente para sua corte. Logo a nova criação ficou conhecida como o "tesouro do palácio".


Benefícios terapêuticos
Liu Shou-Zhen, um médico famoso de Baoding, foi o primeiro a comprovar os benefícios terapêuticos das bolas de ferro, e escreveu:
"As bolas soam como sinos relaxantes que respondem à natureza e à fluência dos cinco dedos, assim exercitando os músculos e ativando a circulação sanguínea. Elas também relaxam os seus cinco órgãos vitais e prolongam a sua vida. Segurando as duas bolas e fazendo movimentos cíclicos em suas palmas, você será capaz de escutar o dragão falar e a fênix cantar. A sensação é única: é alcançar os imortais e voltar às mais simples sensações dos tempos antigos. As bolas estimulam também os vários pontos de acupuntura presentes na mão, ativam o sistema nervoso central, beneficiam o cérebro, melhoram a memória, aliviam o cansaço, desligam a pessoa das preocupações e do cansaço mental, e auxiliam no tratamento de problemas com mãos em geral. Há ainda registros de pessoas que as utilizaram para curar-se de artrites nos dedos e juntas, hipertensão, e doenças de idade. Assim, elas prolongam a vida das pessoas e são um tesouro necessário, especialmente para pessoas que utilizam muito as mãos e a cabeça".

Modo de usar
Utilizadas em exercícios, elas devem ser colocadas juntas na palma da mão e, fechando os dedos, faça movimentos circulares, rodando-as em sentido horário e anti-horário, alternando uma mão com a outra. Se possuir dois jogos das bolas de ferro, faça o exercício com as duas mãos simultaneamente.