meditar Meditar faz bem para o corpo e para a mente

No decorrer da história humana, sempre se tem afirmado que as coisas duradouras na vida estão na mente e no espírito de cada pessoa. Na antigüidade alguns sábios desenvolveram as ciências da meditação e das práticas energéticas (ex: Tai Chi Chuan). Estas técnicas refinadas são benéficas para todos os níveis da vida humana. Curam e fortalecem o corpo físico, promovem a concentração e o equilíbrio da mente, e proporcionam serenidade e felicidade ao espírito.
Para expandir a mente e elevar a consciência, os sábios desenvolveram a meditação. Esta técnica mental incrementa a memória e a habilidade intelectual. Também desenvolve compreensão e tolerância. A meditação aumenta a força de vontade e a capacidade de auto-controle, proporcionando ao praticante uma mente saudável, equilibrada e uma personalidade integrada.
Através do desenvolvimento integral do corpo, mente, e espírito, uma consciência expandida surge de forma natural, a qual proporciona uma compreensão mais profunda da própria vida e de todo o universo. Esta expansão mental ajuda o ser humano a identificar-se com as alegrias e os sofrimentos, tanto dos seres humanos, quanto dos demais seres vivos que compartilham este planeta. Um respeito profundo e uma preocupação por todas as expressões de vida servem de estímulo para trabalhar de forma altruísta pelo aperfeiçoamento de toda a humanidade.
Através de uma alimentação apropriada e de exercícios adequados, o corpo físico deve ser condicionado para se tornar uma base firme para uma mente equilibrada, e ser purificado a fim de receber a corrente divina. À medida que o fluir da respiração e as ondas agitadas da mente se acalmam e a mente se concentra firmemente no Supremo, em meditação profunda, sente-se a alegria de um pássaro que é de repente libertado da gaiola.

Alguns Benefícios da Meditação

meditar2 O maior benefício, porém, para muitas pessoas que meditam regularmente, tem sido o aumento da força mental. Meditação regular treina a capacidade de prestar atenção e ignorar as distrações, e aqueles que praticam, sentem-se ao mesmo tempo mais relaxados e mais alertas, como se estivessem "utilizando seu cérebro mais eficientemente do que nunca".
Meditação é a chave para o sucesso em todas as esferas da existência, pois aqueles que são capazes de interromper o vagar incansável de suas mentes e focalizar a atenção de acordo com a própria vontade, podem aprender facilmente qualquer coisa e obter seus desejados objetivos na vida. Experiências com estudantes demonstram que aqueles que praticam técnicas de meditação constantemente melhoram seus resultados nos exames, em virtude da sempre crescente capacidade de concentração e da total ausência de "ansiedades em exames".
Uma das mais efetivas técnicas para o auto-controle através de pensamentos positivos é a meditação. Experiências científicas têm mostrado que a resposta do organismo humano à meditação é exatamente a oposta à reação do estresse: acalma o sistema nervoso central, diminui os batimentos cardíacos, baixa a pressão arterial em 20% e diminui a respiração a menos da metade de seu ritmo normal. Com o corpo inteiro relaxado, o meditador experimenta um estado de repouso profundo, mais profundo até que o sono, e muita energia é então conservada e acumulada para uso posterior. A pessoa se sente em elevado estado de alerta e claridade mental, e a eficiência mental e física depois das práticas de meditação é largamente aumentada. Ao contrário do descanso convencional, onde o estado de alerta é freqüentemente diminuído, a meditação melhora o tempo de reação da pessoa e suas habilidades motoras.

Estado de Meditação

meditar1

O profundo repouso obtido durante a meditação é em parte decorrente do processo de retirada dos sentidos, que é parte essencial da meditação. Sentada imóvel e silenciosa a pessoa se imagina num ambiente remoto e pacífico. Ela não vê, ouve, toca, cheira ou sente nada externo, não fala nem se move. Então os sentidos e os órgãos motores são "desligados" e a mente é retirada completamente do ambiente externo.
Então, para desligar a eterna "tagarelice" dos pensamentos e entrar num estado de profunda tranqüilidade mental, deve-se respirar lenta e profundamente e concentrar-se na paz interna. Essa respiração profunda, rítmica e diafragmática acalma os pensamentos incansáveis da mente e gera uma tamanha energia psíquica que a mente é gradualmente tranqüilizada e acalmada e entra em um estado de serena vigília e felicidade interior.


Alguns minutos diários de meditação relaxa completamente e recarrega o corpo e a mente, propiciando à pessoa energia fresca para ser utilizada no trabalho. Portanto, MEDITE !!!



voltar